Não estou criticando a leitura (como eu poderia?) com essa coisa de pecado nem nada disso, haha. Na verdade, apesar de não estar acostumada a responder tags (pura e simples falta de tempo), recebi uma muito bacana da Katrina (do Book Addicted - vale muito a pena visitar!) esses dias, e não pude deixar de postar. Trata-se de livros que eu li e os pecados aos quais eles me remeteram...
1. Ganância: Qual é o seu livro mais caro? E o mais barato?
Olha, confesso que ainda não tenho tantos livros assim pra fazer uma comparação boa, mas acredito que seja um que ganhei quando era criança, chamado Quatro Estações. Eu era louca pra ter um daqueles livros que tinham uma história para cada dia do ano, e num belo Natal minha mãe me deu esse de presente (mãe, sua linda ♥). Andei procurando por ele na internet pra saber o preço atual e não achei... Enfim, e meu livro mais barato foi um que comprei numa banca da Feira do Livro uma vez, era mini, de bolso, recheado de frases e custou R$1,00 (tipo assim, a cara da riqueza).
2. Ira: Com qual autor tem uma relação de amor e ódio?
Difícil... Nunca tinha pensado muito sobre isso, então vou usar como exemplo o autor do livro que ando lendo (A Volta ao Mundo em 80 Dias), o Júlio Verne. O cara era inteligente demais, parecia conhecer cada canto do globo terrestre apesar de nunca ter viajado muito (segundo sua biografia). Sua escrita é admirável só que... às vezes ele exagerava um pouco, detalhando milimetricamente cada coisa, como de quantos quilômetros era a via férrea de tal lugar, quando foi construída, por quem, quantas eram suas ramificações, como eram os lugares pelos quais ela passava e tudo mais. É difícil absorver tanta informação ao mesmo tempo! Mesmo assim, cada página de seus livros valem à pena.
(meu irmão quis me queimar viva quando viu o exemplo que usei, afirmando que foram os excessos de detalhes que deram graça na história. Então que fique claro: é muito mais amor do que ódio, rs.)
3. Gula: Que livro devorou e voltou a ler sem vergonha nenhuma?
O Pequeno Príncipe. Inclusive estou pensando em ler de novo!
4. Preguiça: Que livro você esqueceu ou deixou de lado por preguiça?
A Maldição do Tesouro do Faraó. Já recomecei a ler umas duas vezes: uma parei por preguiça, quando era mais nova, outra por esquecimento. Eu lembro que a história foi ficando meio cansativa no decorrer dos fatos, mas quem leu gostou muito. Bom, como sou muito persistente às vezes, vou reservar um tempinho, retomar sua leitura e... tentar chegar até o final.
5. Orgulho: Que livro você leu e gosta de falar para parecer extremamente intelectual?
Amor de Capitu. Oh. Quero ver mesmo é eu ler a versão original de Machado de Assis, Dom Casmurro. Aí sim, vou parecer extremamente intelectual (desde que consiga entender com clareza as narrações confusas de Bentinho), pois o livro é dado como um clássico da literatura brasileira.
6. Luxúria: Quais os personagens mais atraentes que já encontrou em suas leituras?
Primeiramente, o Jacob, de Crepúsculo. Muito clichê (muito mesmo), eu sei, mas deem um desconto: quando li a saga pela primeira vez eu tinha onze anos, e tinha um certo amor platônico por ele. Além dele, gostava do jeito sombrio e misterioso do Hiram, de Os Noturnos. Também teve o Michael, de ODiário da Princesa. A lista é longa, mas no momento só estou me lembrando destes.
7. Inveja: Qual o livro que os seus amigos têm e que você gostaria de receber como presente?
A Mediadora. Simplesmente estou louca pra ler o primeira livro dessa saga da Meg Cabot!
Desculpem algumas respostas gigantescas, é que às vezes me empolgo a escrever. Só estou um pouco envergonhada porque ultimamente ando muito devagar com minhas leituras, então não tive muitas referências. Acreditem: quando eu era criança lia muito mais que hoje em dia. Bem, depois de me sentir assim, quero retomar esse hábito incrível esse ano, o poder de devorar livros.
Leia Mais...


Nenhum comentário :
Postar um comentário