pb {-webkit-transition-duration: .90s;} .pb:hover {-webkit-transition-duration: .90s;-webkit-filter: grayscale(100%);}

15/03/2013

O Turismo Cinematográfico

O Turismo Cinematográfico e suas possibilidades

Não basta ser adaptável, um filme produzido após o sucesso de um livro pode se encaixar muito bem em outras vertentes, digamos assim. Isso porque no Turismo Cinematográfico, os cinemas em si são só o carro chefe. Há divisões interessantes que podemos considerar como tão importantes quanto o cinema, na busca pela adaptação de sucesso.

Considerando a televisão como o método mais veloz de comunicação com os expectadores, fica evidente a relação dos filmes adaptados. É claro que os filmes são exibidos na televisão após o lançamento nos cinemas, mas por que não considerá-la um meio principal de divulgação? Ou seja, o Turismo Cinematográfico também engloba o sucesso através da divulgação por meios de comunicação em massa, que captam diretamente o público, colocando inclusive a teoria de que, aqueles que assistem, o fazem por querer, porque não precisam dispor de vontade, tempo e dinheiro pra chegar aos cinemas ou só aos cinemas. Difícil? Não acho. Acho interessante.

Da mesma maneira que a televisão em si é considerada assim, também podemos falar de seus produtos. Certo? Certíssimo. Os filmes são tão assistidos quanto as novelas. Basicamente, o que estou dizendo é: o Turismo Cinematográfico sempre vai depender exclusivamente do sucesso do que foi produzido pras telonas, considerando obviamente, os sucessos literários. Mas nada impede que participem do processo a mídia e suas adaptações, como novelas e seriados, seja a prática nacional ou internacional. Em termos gerais, até se aplica a ideia aos demais tipos de Turismo, porque as novelas e os seriados tem grande impacto e grande procura, sempre falando da história de algum lugar, de algum lugar em especial, ou até mesmo de sucessos literários, como já aconteceu aqui, com seriados baseados em livros memoráveis. Mas, é claro que aqui, no Brasil as minisséries são as responsáveis pela maior ligação com o tema, até agora.

Sendo assim, é possível considerar a televisão como meio de instigar a atividade turística, influenciando diretamente o Turismo Cinematográfico. Pra isso, no entanto, precisamos que a leitura continue sendo instigada, afinal de contas, não podemos manter o sucesso do Turismo Literário, base de tudo isso, baseando o sucesso apenas nos autores, uma vez que hoje em dia muitos ainda nem ouviram falar dos clássicos da Literatura Brasileira. Ou seja, tudo está ligado. Quando a leitura for maior, quando os livros nacionais ganharem maior valor e quando o conceito da prática turística for incorporado ao cotidiano ou ao entendimento dos leitores como prática comum, pra começar, certamente a leitura ganhará novos ares e logo a mídia poderá de fato fazer alguma diferença nesse cenário.

Nenhum comentário :

" />