Definindo o Turismo Cinematográfico
Pra que vocês entendam, é simples. Primeiro, o que faz com que os livros instiguem o Turismo Literário, faz com que os filmes instiguem o Turismo Cinematográfico. Nos dois, o fator vontade, o chamado despertar, é comum. Embora eu fale de filmes provenientes de livros, é necessário entender que um filme não precisa ter vindo de um livro bem sucedido pra fazer com que pessoas se interessem pelo que ele oferece, inclusive fazendo com que a vontade de entrar nesse universo seja tão grande quanto o filme, pra elas. Quem aqui assistiu a saga Harry Potter, por exemplo, sabe que o filme foi sucesso depois dos livros. Até então, tudo certo. Mas e se eu falar pra vocês do filme Moulin Rouge, que foi produzido com base em uma história real, mas não teve nenhum livro oficialmente lançado antes do filme? O que vocês acham que motiva pessoas a visitarem o famoso local onde ficava o original Moulin Rouge? Pois é. Assim como nos livros, é a história que influencia o encantamento dos leitores, nos filmes é o enredo. É a história real do casal que se apaixonou no Moulin Rouge, enquanto instalação, que capta as pessoas, sejam admiradoras de cinema e detalhistas ou adeptas de boas histórias de amor.
Simples. Agora, quando o conceito é entendido, fica mais evidente ainda, que além do enredo, qualquer coisa pode fazer com que esse turismo aconteça. No caso do citado acima, por exemplo, existe tanto o fator emocional quanto o interesse pela locação do filme, produção, diretor em questão, entre outros. Os mais loucos por cinema certamente se atentarão a estes fatores, quase sempre técnicos, cujo mais perceptível é o diretor do filme, que pode ser o fator inicial para o interesse de algum apaixonado por cinema. Mas, não vamos nos prender a este ou a qualquer outro filme. Nada de exemplos. Para que os fatores que conduzem este tipo de turismo sejam entendidos, deve ser explicado o quanto a cultura de alguma região, em geral, influencia seus gostos. Aliás, essa noção serve para qualquer atividade turística:
- Cultura:
A cultura, independente de onde você vive, contorna os padrões locais, bem como conceitos morais e ideais de vida. Você nasce naquele meio e tende a ser como aqueles te ensinaram, embora saiba que muito vai influenciar na sua jornada e que, nem sempre teu gosto será como o dos outros. Mesmo assim, será sua base. Você não vai rejeitar o que não gosta, mas vai entender por qual motivo prefere outra coisa.
- Mídia:
Independente de sempre focar no que mais procuram, falam, esperam, decidem e insinuam, a mídia vai sempre depender da cultura local. No caso do Turismo, a mídia nem sempre fala mais alto do que as opiniões alheias, aliadas ao fator cultural que faz com que pareçam coerentes ou completamente absurdas, gerando sempre discordâncias e afetando seu próprio gosto, ou reconhecimento do mesmo.
- Lazer:
Já o lazer influencia a ação, o aproveitamento de tudo aquilo que você, por ter passado por qualquer outro fator denominador, aproveite o que te faz bem. Considerando que a todo momento o que te faz bem pode dar lugar ao que é novo, o turismo se beneficia da ambiguidade, se adaptando muito bem ao que você gosta hoje e agora. Sem necessariamente se deixar influenciar por qualquer outra coisa. Você faz algo por lazer porque quer se divertir.
É basicamente isso. Entre os três fatores sempre existe uma linha conectante. É essa linha que acaba definindo quem você é para o turismo, para a atividade turística, para os seus amigos ou para si mesmo. E o melhor? Define o que você pode ou não desejar agora. Isso pra não mencionar mais fatores, secundários ao desenvolvimento deste post. Sendo assim, para o Turismo Cinematográfico e Literário, inclusive, é de suma importância a percepção do interesse do público. Considerando individualmente, cada pessoa pode se adequar a qualquer tipo de turismo e, por serem diferentes, apresentam condições magníficas para o entendimento do interesse pelo turismo motivado pelo cinema. Por ser um segmento recente dentre todos os tipos de turismo que nascem a cada ano, o Turismo Cinematográfico cresce bem além do esperado, independente do que originou o filme exibido e causador de tanto interesse. É exatamente isso que ele representa, pra nós, que estudamos esse segmento. O cinema pode causar tanto quanto um livro que pode causar sem ajuda do cinema. Ou seja, uma pessoa não é menos turista do que outra só porque o único motivo que a levou para determinado local foi o set de filmagem em si, os atores escalados, a locação do set em si ou a incrível capacidade do diretor em questão.
Aliás, para que vocês entendam, ainda tem um conceito que envolve estas pessoas, expectadoras, leitoras e admiradoras do processo de filmagem, locações ou cenários só enfatizados nos filmes, nem sempre são enfatizados nos livros. Como agem direta e indiretamente na atividade turística, são chamadas de Jet-Setters, não sei se já ouviram falar este termo. É esse o nome que as define, que define os curiosos, que viajam afim de encontrar lugares onde seus personagens favoritos estiveram. Particularmente, não considero consequência da popularidade do filme a viagem de alguém para conhecer o set de filmagem. Ou melhor, é isso que procuro não considerar, mas ainda acho que há um espaço entre popularidade do filme e estes interessados. Isso porque um filme pode ser popular, assim como seu livro, ou sem depender de um e ainda assim, não existir tamanho interesse pelos sets de filmagem. No entanto, para a minha área de estudo, é uma grande ferramenta. É a ligação do que pode se tornar o segmento recente mais interessante pros jovens de hoje, considerando o sucesso de grandes franquias.
Dentro do que eu me proponho, o conceito de Turismo Cinematográfico é a parte mais interessante do tema. Espero que gostem e que mandem sugestões e até mesmo dúvidas. Esse é um tipo de turismo que, querendo ou não, quase todo mundo deseja fazer. E sinceramente, espero continuar com a certeza de que não estar exagerando.

Nenhum comentário :
Postar um comentário