pb {-webkit-transition-duration: .90s;} .pb:hover {-webkit-transition-duration: .90s;-webkit-filter: grayscale(100%);}

01/05/2013

Qual é a melhor posição para ler?


 Haha, oi leitor(a) do blog , hoje venho de novo com um post diferente falando sobre livros, como sempre. Mas esse assunto é até interessante sendo alvo de questionamento de muitos blogueiros, afinal: qual a melhor posição para ler?

   Os quadrinhos acima ilustram bem esse tema, pelo menos eu, quando vou ler, custo a encontrar uma posição ideal e confortável, sempre viro para um lado, para o outro, deito de costas, de barriga, só não vou para debaixo da cama como o carinha da charge ai em cima, porque realmente é complicado encontrar uma posição ideal para ler um livro, ainda mais porque cada um tem seu gosto e preferência, enquanto eu tenho facilidade em ler deitado você pode ter para ler sentado(a), não é verdade? Isso varia de leitor para leitor.
   E acredite, isso já virou uma pergunta do Yahoo Respostas:
   ''Dentre as mais confortáveis está ler deitado na cama ou em um sofá. Além de agradável para as costas, você consegue posicionar o livro de várias maneiras, deixando-o de ladinho ou por cima, dependendo da sua disposição e da luminosidade do lugar. Deixar o livro em cima e tentar ler contra a luz, por exemplo, é uma experiência desagradável e abala qualquer relação.'' Fonte
Na biblioteca
   Se for isso mesmo eu leio na posição que tecnicamente é a correta, mas sentar para ler um livro também é uma opção bem viável, ai vale cadeira, cama, sofá, rede e outros lugares, vai de acordo com sua preferência. Continuando com as informações da mesma fonte anterior, ''As maneiras mais tradicionais de ler sentado são as com a perna esticada e a com os joelhos dobrados em direção ao peito. A diferença entre as duas é o quanto o pescoço é forçado. Quando a perna está dobrada, o livro fica mais próximo da altura dos olhos, ao contrário da perna reta, que força o pescoço para baixo.''
   Outras maneiras de ler sentado também são viáveis, como quando você senta com as pernas cruzadas e posiciona os livros entre as pernas, uma posição relativamente normal, mas o problema pode ser o aparecimento de câimbras e formigamentos, o que não é muito legal.
   Digamos que encontrar a melhor maneira de ler é legal, mesmo que cada um tenha a sua mania, e deve ter cada uma mais estranha que a outra, alguns modos de leitura podem trazer consequências para coluna e outros lugares do corpo. Imagina você mal porque leu demais... Por isso por mais que você tenha sua posição preferida para curtir uma narrativa, a melhor forma deve prevalecer.
   Outras dicas simples, mas eficientes são:
#1 - Leia em um lugar calmo, sem muito barulho nem confusão, longe de tudo que te distraia, principalmente seu celular e computador. Esse local tem que ter luz e ser arejado.
#2 - Não vale enrijecer os ombros, deixe eles relaxados.
#3 - Se você lê sentado, uma alternativa é encontrar um suporte para livro (sim, existe) com inclinação de 40° para que não dê dores no pescoço. Mas se não tiver, procure fazer exercícios: leve a cabeça para cima e para baixo e de um lado para o outro, tipo rodando a cabeça.
#4 - Descanse um pouco após ler direto, o ideal seria 50 minutos, quando atingir esse tempo, levante, respire fundo, beba água, enfim...
   E ainda eu achei um vídeo no YouTube para auxiliar melhor você, confira:
   Na verdade, devemos ficar a maior parte na posição correta, seja sentado ou deitado, como vimos cada um tem sua melhor maneira, digamos assim. Porém, quando você está em um ponto de ônibus em pé não há outra alternativa do que ler em pé, por isso a posição da leitura também varia dependendo do local.
   Espero que tenha gostado das dicas, até o próximo post. :

Nenhum comentário :

" />